Responsabilidade social não são só ações na comunidade
working office

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Hoje muito se fala sobre responsabilidade social nas empresas e os benefícios que uma organização pode ter ao adotar práticas responsáveis em suas relações.

Isso mesmo, em suas relações. Ao mesmo tempo em que se fala muito sobre RSE (Responsabilidade Social Empresarial, é importante também destacar todas as ações que uma empresa pode realizar, além das tão comentadas: as na comunidade. Quer saber quais as demais relações que uma organização precisa praticar ações de responsabilidade social? Continue lendo abaixo para aprender mais:

Vamos praticar Responsabilidade Social?

hands togheter

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A importância de destacar as demais (mas não menos importantes) ações de RSE se dá devido a relevância que vem sendo dada a esse tema.

Uma pesquisa global feita pela PWC com CEOs, ou diretores executivos, mostra que 64% deles prefere apostar na responsabilidade social como essencial em suas empresas. Ou seja, não há como negar que essa prática vem sendo vista e adotada por diretores ao redor do mundo.

Os CEOs se importam em construir confiança com seus clientes, parceiros, governos e colaboradores. Por isso, se importam em aplicar a responsabilidade social nas relações de suas organizações com os stakeholders, ou seja, aqueles que possuem interesse em alguma atividade de uma empresa.

Agora vamos falar sobre essas relações e as ações que formam o que chamamos de RSE.

Com a cultura organizacional

A fim de ser uma empresa que pratica a responsabilidade social, sua cultura interna deve conter princípios e práticas que enfatizem essa responsabilidade, bem como um comportamento ético.

Seus valores devem estar pautados nesses princípios, buscando também toda a estrutura organizacional na mesma visão, o que facilitará a concretização da responsabilidade social nas demais relações que a empresa possui.

Com os colaboradores

Quando se fala da relação com os colaboradores, práticas de responsabilidade social não se limitam apenas à garantir direitos trabalhistas. Isso é obrigação de toda empresa.

A empresa socialmente responsável aplica ações que investem no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, oferecendo também melhores condições de trabalho que permitam ao funcionário realizar suas atividades de maneira adequada.

Enxergar o colaborador com o real significado dessa palavra - alguém que colabora e faz parte do crescimento da empresa - fará a diferença, com táticas como programas que permitem ao colaborador contribuir com o crescimento da organização, tornando-o parte do time.

Para que ações como essas aconteçam na relação empresa-colaborador, é esperada uma comunicação clara, direta e horizontal no ambiente de trabalho. Quem passou sabe: falhas de comunicação no ambiente organizacional devem ser evitadas assim que notadas.

Com os clientes

Demasiada importante em grande parte das empresas, essa relação de fato é importante e práticas de RSE devem ser aplicadas para estreitá-la ainda mais.

Assim como manter uma comunicação clara com os colaboradores, comunicar seus clientes de maneira leal e com informações reais é imprescindível. Disponibilizar atendimento e suporte ao consumidor, a fim de solucionar reclamações e efeitos negativos que podem surgir. Essa comunicação não pode nunca ser apenas de uma via. Ouvir os consumidores é de extrema relevância para que sua empresa continue crescendo e atue com responsabilidade social.

Outra prática importante nessa relação é oferecer proteção e segurança ao seu cliente, como à sua saúde e privacidade de dados. O cliente confia na empresa e, por isso, esta deve garantir que ele pode fazê-lo sem preocupações.

Com os fornecedores

A relação com os fornecedores pode revelar o grau de comprometimento que a empresa possui com a responsabilidade social.

A empresa pode, na hora de escolher seus fornecedores, optar pelos que buscam atuar de maneira responsável. É interessante escolher empresas que:

  • Possuem política de princípios e valores éticos;

  • Praticam responsabilidade social com o meio ambiente e com os colaboradores;

  • Apresentem proposta comercial com qualidade, preço e prazo.

Além disso, empresa e fornecedor podem, juntos, desenvolverem técnicas e transferirem valores éticos e de responsabilidade social às suas demais relações. Caso algum fornecedor não aplique nenhuma prática de RSE, a organização pode cobrar uma postura do fornecedor quanto a essas práticas e monitorar se há ou não cumprimento.

Outra maneira de atuar como uma empresa responsável nessa relação é prestar auxílio no desenvolvimento de pequenas e médias empresas, repassando conhecimento advindo de experiência.

Com o meio ambiente

Um termo que pode ser relacionado ao de responsabilidade social é sustentabilidade. Uma empresa que quer praticar a responsabilidade social deve atuar de maneira sustentável em seus processos.

Buscar conhecer os impactos negativos que a empresa causa ao utilizar materiais que prejudicam o meio ambiente e também na fabricação de produtos é o primeiro passo para mudar esse cenário. Depois, agir de forma a minimizar esses efeitos, como utilizar materiais ecoeficientes, reciclagem e redução do consumo.

Com a comunidade

Agora, sim, a relação de responsabilidade social com a comunidade.

Implementar projetos sociais, realizar ações pontuais e até mesmo permanentes são algumas das ações presentes nessa relação empresa-comunidade. Ações que:

  • Visam geração de emprego e capacitação;

  • Promover educação, cultura e investimento social;

  • Geram renda;

  • Entre outros benefícios para a comunidade.

Através de práticas como essas, a empresa se torna incentivadora da busca por um mundo mais justo e igualitário, criando uma imagem cada vez melhor para sua marca.

Com a sociedade e o governo

Diante da sociedade e do governo, praticar ações em combate à corrupção, envolver-se politicamente de maneira responsável, e promover a responsabilidade social e o respeito, são atitudes que caracterizam essa relação em uma cultura de RSE.

Outro ponto relevante é a utilização de mídias sociais a fim de conscientizar a respeito de temas importantes à sociedade, como saúde, meio ambiente e bem estar.

Responsabilidade Social não são apenas ações na comunidade, certo? As práticas acima descritas dão a uma empresa a característica de ser socialmente responsável e, com isso, agregam valor para si diante dos clientes, fornecedores, colaboradores e governos.

Como é a relação da sua empresa com seus stakeholders?

Já pratica a responsabilidade social?

Entre em contato com a GS para saber como colocar tudo isso em prática!